O Prouni é outro programa governamental, que irá ajudar você a cursar o ensino superior em uma faculdade particular. Sobretudo, porque ele proporciona o financiamento estudantil, tanto com bolsas no valor integral, quanto parcial do curso que se deseja se inscrever.

No entanto, apesar de tantos benefícios, muitos estudantes ainda sentem dúvidas sobre o funcionamento do programa e principalmente, como conseguir concorrer a uma bolsa integral. Essa falta de informação, faz com que eles percam excelentes oportunidades de ingressar na faculdade.

Para que isso não aconteça com você, continue lendo este post e descubra o passo a passo de como obter uma bolsa integral. Confira

Um pouco sobre o Prouni

Em 13 de janeiro de 2005 o Governo Federal instituiu o Prouni por meio da Lei 11.096. O Programa foi criado com o objetivo de disponibilizar bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de nível superior, graduação e sequenciais nas Instituições Privadas de Ensino Superior.

Até o ano de 2016 mais de 1,9 milhões de estudantes foram beneficiados, 70% destes com o auxílio das bolsas integrais. Além disso, o programa conta com ações conjuntas para a manutenção do estudante na faculdade, como por exemplo a Bolsa Permanência, em que o aluno recebe um valor para ajudar nos custos com o transporte.

Requisitos para bolsas integrais e parciais

Antes de ingressar no programa, você precisa saber quais são os principais requisitos para obter bolsas integrais e parciais. O principal deles é ter realizado a edição recente da prova do ENEM e ter conquistado a nota mínima de 450 pontos nas provas objetivas e não zerar a redação.

Mas isso não é tudo, também é preciso que você preencha os seguintes pré-requisitos para participar da seleção:

 

  • Ter renda mínima de até 3 salários mínimos por pessoa;
  • Cursado o ensino médio completo em escola pública ou em escola particular, mas com bolsa integral;
  • Cursado o ensino médio de forma parcial em escola pública e em escola particular, sendo a última com bolsa integral da instituição;
  • Ser portador de deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino básico, em exercício, fazendo parte do quadro permanente da escola. Nesses casos, deve-se concorrer a vaga em curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia. A renda familiar por pessoa não é considerada aqui.

 

O que realmente difere se o aluno receberá bolsa integral ou parcial é o critério do salário mínimo. Caso a renda familiar seja de até 1 salário mínimo e meio por pessoa o estudante concorre ao desconto de 100%.

Maior que isso – porém menor que 3 salários mínimos por pessoa – o estudante irá concorrer apenas ao desconto de 50%.

Etapas da Seleção do Prouni

Agora que você já sabe se encaixa ou não no grupo de pessoas que podem receber o benefício, é preciso entender como funciona as três fases do processo de seleção para o Prouni.

1. Inscrição e pré-seleção pelo MEC

O estudante escolhe a modalidade de bolsa, até 5 opções de instituições de Ensino Superior, o curso e habilitações ou turnos dentre os disponíveis conforme a renda familiar per capita e adequações ao Programa.

Daí em diante, o sistema faz a classificação dos estudantes conforme as notas do ENEM e as opções de cursos. Lembrando que o mesmo faz a média aritmética da prova objetiva e da redação, ou seja, soma as duas notas e divide por dois.

Após isso é gerada uma lista de classificação. Essa listagem é pública e divulga com o nome dos estudantes pré-selecionados em cada curso de cada instituição.

2. Verificação das informações do Prouni

As informações prestadas pelos estudantes no momento da inscrição devem ser conferidas, por isso, as instituições que fazem parte do programa divulgam editais que constam datas, horários e documentação, facilitando assim a conclusão da comprovação por parte do aluno.

Esse procedimento visa à justiça e lisura da seleção, pois o objetivo do Prouni é que as bolsas sejam disponibilizadas para os estudantes que realmente precisam.

3. Seleção realizada pela instituição

Algumas instituições fazem seu próprio processo seletivo, sob responsabilidades das mesmas. Quando o aluno é aprovado, deve ser inserido no Programa mediante a emissão do Termo de Concessão de Bolsa.

Agora que você já sabe como concorrer à bolsa integral do Prouni, o que acha de participar desse programa e realizar seu sonho de ingressar na faculdade. O primeiro passo, é estudar para realizar uma boa prova com o ENEM e se, você cumprir todos os requisitos, solicitar a sua bolsa.

Assim, você poderá fazer parte dos milhares de estudantes brasileiros que conseguiram uma bolsa integral e entrar na faculdade que tanto deseja.