Algumas carreiras do mercado de trabalho exigem um alto conhecimento técnico e especializado, o que diminui a necessidade de lidar com outras pessoas o tempo todo. Esse tipo de profissão, é ideal para quem é mais produtivo trabalhando individualmente, ou sente dificuldade em interagir com uma equipe.

Esses profissionais lidam diariamente com máquinas, softwares e leitura de documentos. Apesar de a primeira vista parecer algo solitário ou monótono, são tarefas que podem proporcionar uma grande tranquilidade e serem extremamente interessantes.

Continue a leitura para descobrir quais são essas profissões e se elas seriam boas opções para você.

 

1. Carreira como programador

Seguindo a carreira de programador, seu principal trabalho será com as máquinas, principalmente com a parte de softwares, deixando a interação com seres humanos em segundo plano. Os profissionais dessa área são responsáveis por projetos, e passam horas isolados trabalhando em seu desenvolvimento.

O contato com as pessoas é inevitável, entretanto nesse ramo ele acontece de forma rápida. Por exemplo, se o profissional é contratado por alguém, precisará apenas ouvir o que o cliente deseja que o aplicativo ou programa faça e, finalizado o projeto, ouvirá o feedback, que pode vir com alguns pedidos de ajustes.

No entanto, caso seja necessário desenvolver  um jogo ou aplicativo de autoria própria, a necessidade de lidar com pessoas diminui ainda mais.

2. Escritor

Mesmo que, na maioria das vezes, o profissional escreva sobre pessoas, o contato com elas é mínimo durante o exercício da profissão. Tudo o que o escritor coloca em seu livro (ou qualquer outro material como revistas, jornais e sites) vem da sua própria mente, através de estudos, pesquisas ou experiências antigas.

Assim, nessa profissão não é necessário lidar com muitas pessoas, principalmente se estiver trabalhando como um ghostwriter. A única exceção é quando precisa ter uma comunicação com outros profissionais da editora em que se trabalha ou com alguns fãs que possam vir a reconhecê-lo por seus textos (nos casos em que seu nome é divulgado).

 

3. Carreira de Analista Financeiro

A carreira de analista financeiro é focada nos números, onde ele passa a maior parte do tempo organizando e auxiliando nos serviços financeiros que são imprescindíveis para garantir o funcionamento adequado de um escritório ou empresa, por isso a necessidade de lidar com pessoas é muito pouca.

No geral, ele fica responsável por coletar dados, preencher planilhas, emitir notas fiscais, fazer a gestão do fluxo de caixa, monitorar os faturamentos e cobrança, fazer gestão de salários, férias e faltas, calcular os itens da folha salarial da empresa, realizar relatórios e criar estratégias para o crescimento do negócio.

 

4. Astrônomo

O astrônomo é um físico que possui especialidade em analisar fenômenos espaciais, assim, seu foco é direcionado para observar os astros e realizar diversas pesquisas sobre o universo em si, excluindo a maior parte da necessidade de interagir com outras pessoas.

O contato ainda pode acontecer caso você trabalhe em grandes equipes, como a NASA por exemplo. Entretanto, no geral, as noites nos observatórios e os dias nos centros de pesquisas espaciais são muito tranquilos.

5. Carreira como Arquivista

Um arquivista atua na organização e controle de diferentes arquivos, que podem ser documentos, fichas, contas ou cadastros. O objetivo do seu trabalho é facilitar o acesso de outras pessoas a esses documentos, uma vez que eles estão separados e categorizados de maneira eficiente.

As áreas de atuação dessa carreira estão relacionadas com a gestão de arquivos de empresas, preservação e restauração de documentos, gestão de informação e automação de arquivos. Assim, a maior parte do tempo é realizada ao lado de papéis e o contato com outras pessoas é mínimo.

Não é preciso saber lidar com pessoas para seguir uma carreira interessante, pois muitas profissões funcionam para aqueles que são mais solitários e preferem a calma que pode ser encontrada no trabalho com objetos. As opções são vastas e funcionam tanto para artistas quanto para pesquisadores.

O ideal é encontrar uma profissão com atividades que sejam interessantes para você, independente do que os outros pensam. Afinal, ao trabalhar com algo que gosta, o caminho para o sucesso profissional se torna mais fácil e prazeroso do que você pode imaginar.