Estudar, nada mais é, do que aprender um conteúdo a partir de um conceito, conseguindo guardar esse conhecimento para se utilizar na hora certa, nesse caso, na hora do seu vestibular.

VEJA OPÇÕES DE GRADUAÇÃO E PÓS GRADUAÇÃO

Se você não sabe como realizar um planejamento de estudos para 2020, eu vou te ajudar com 10 passos que vão facilitar a sua vida nesse período tão complicado.

Primeiro passo:

Separe os seus compromissos inadiáveis, ou seja, coisas que você faz, todos os dias, que não tem como deixar de fazer: ir à escola, trabalhar, praticar algum esporte, ir à igreja, tudo que você faz com frequência deve ser levado em consideração.

Segundo passo:

Agora que você já separou em quais momentos você não pode estudar, está na hora de incluir no seu planejamento de estudos, os momentos do seu dia que você vai reservar, exclusivamente, para estudar. Nessa etapa, não se preocupe em decidir quais conteúdos vai estudar, mas foque em observar quais os momentos do seu dia, você está livre para os estudos.

Terceiro passo:

Coloque sempre um dia de descanso, independente do dia da semana: domingo, segunda, sexta. Reservar esse dia é importante para descansar a sua mente, porém deixar um dia livre pode ser importante para eventuais imprevistos, caso você perca um dia de estudo, terá esse dia para reorganizar a matéria perdida.

Quarto passo:

Agora sim, você deve pensar em quais matérias vai estudar durante o ano, pense em qual você deve dar maior ênfase, quais são seus pontos fortes e fracos.

Quinto passo:

A partir do momento que você já sabe quais matérias vai estudar, você deve decidir quais os conteúdos referentes a cada uma você vai ver.  Alguns conteúdos são mais cobrados em determinados vestibulares do que outros.  Alguns vocês tem maior facilidade, outros não, mas isso é o que vai compor o seu planejamento de estudos. Por exemplo: você decidiu estudar história, dentro dessa matéria, veja quais os conteúdos são fundamentais pra você, talvez você não precise rever coronelismo, talvez você precise dar uma aprofundada em idade média, isso vai depender de cada um. Mas é essencial fazer isso para todas as matérias, assim você saberá, exatamente, o que estudar e quando estudar.

Sexto passo:

Reserve os dias que você tenha mais tempo, ou dias que você esteja melhor, mais apto a estudar, para rever os seus pontos fracos. Isso vai fazer com que você não desista e realmente leve o seu planejamento de estudos adiante. De nada adiante, você estudar muito as matérias que você já é bom, foque nos seus pontos fracos.

Sétimo passo:

Reserve uma parte do seu dia para realizar a revisão do conteúdo que estudou, nessa etapa, foque em ler as suas anotações, tente decorar as fórmulas importantes das matérias de exatas, a intenção não é estudar toda a matéria de novo, mas sim, reler tudo que você fez durante o dia. Isso vai te ajudar a decorar melhor o conteúdo e vai auxiliar-te com o planejamento do seu próximo dia.

Oitavo passo:

Reserve um tempo do seu dia para algum tipo de entretenimento que você goste isso porque, se todos os dias você, somente, estudar e dormir, pode ser que o seu cérebro fique sobrecarregado, assim, o seu desempenho pode diminuir caso você estude demais. Então a dica é essa, deixe uma parte do seu dia para fazer algo que te faça bem, pode ser assistir uma série, ler um livro, jogar vídeo game, o importante é manter sua mente saudável.

Nono passo:

Para que você não fique atrasado com a matéria, caso aconteça algum imprevisto, é importante, redefinir o seu cronograma semanalmente. Assim, você não fica preso a estudar determinadas matérias, nos mesmos dias todas as semanas do seu ano. Leve em consideração que o melhor planejamento de estudos possível é aquele que você consegue realizar, então é obrigatório que essa tarefa não se torne entediante.

Décimo passo:

Nosso último passo para o seu planejamento de estudos ideal é guardar o seu final de semana para tirar as suas dúvidas. Caso você tenha ficado com alguma dúvida ao decorrer da semana, deixe para sanar todas elas no sábado ou domingo. Assim, você não se atrasa com o conteúdo, e ainda, não fica sem entender essa parte.

Gostou das dicas? A gente espera que em 2020 vocês consigam realizar o sonho de entrar na faculdade. Boa sorte!

LEIA TAMBÉM:

ESTUDAR ONLINE: 5 MELHORES BLOGS COM CONTEÚDO PARA VOCÊ ESTUDAR