Entra ano e sai ano e sempre tem aqueles que são os cursos mais concorridos para entrar na faculdade. Às vezes surgem alguns novos, mas os clássicos continuam lá, todos os anos fazendo os candidatos estudarem feito loucos para serem aprovados nos vestibulares ou Enem.

E esse ano? Quais são os cursos mais concorridos do Brasil? Vamos te falar um pouco sobre cada um.

Vários desses cursos a Estácio também oferece. No página de Inscrições Estácio você pode saber saber mais sobre eles e todas as bolsas que a instituição oferece. 

Cursos mais concorridos do Brasil em 2020

Medicina

Sim, sempre ela. Há anos entre os cursos mais concorridos. Parece que o sonho de ser médico ainda faz a cabeça de muitos jovens pelo país afora.

O curso de Medicina forma bacharéis e tem duração de cerca de 6 anos, mais 2 anos de residência médica.

Tem como objetivo formar profissionais que sejam aptos a diagnosticar doenças, prescrever medicamentos, além de acompanhar e conduzir o tratamento de pacientes. Também tem como foco atuar na prevenção de enfermidades.

Direito

Outro que está sempre entre os cursos mais concorridos. O curso de Direito tem duração de 5 anos e também é de bacharelado. Para atuar como advogado, o profissional formado precisa prestar o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Os estudantes também podem seguir carreira jurídica prestando concursos públicos.

O curso tem como foco preparar profissionais que saibam aplicar leis e normas jurídicas. O estudante aprende sobre Legislação Brasileira e Legislação Internacional. Além disso, o estudante adquire visão crítica, consciência política e social.

Odontologia

Assim como Medicina, Odontologia é um dos cursos mais concorridos da área da saúde. Com duração de 5 anos, é também um curso de bacharelado.

O curso estuda, principalmente, o estudo e tratamento dos dentes. Mas o estudante também aprende sobre os ossos da face, gengiva, língua e articulação da mandíbula.

Os profissionais formados no curso de Odontologia estão aptos para cuidar da saúde e estética bucal de seus pacientes. Além disso, saberão restaurar, extrair e limpar dentes. Poderão também atuar na execução e instalação de próteses e realização de cirurgias na boca.

Ciências Biológicas

Já faz um tempo que ele está entre os cursos mais concorridos. O curso de Ciências Biológicas atrai muitos jovens principalmente por ser um curso bem dinâmico que abrange muitas áreas. São essas: botânica, zoologia, genética, ecologia, entre outras.

Biologia é o estudo da vida, sendo assim, o curso estuda a relação dos seres vivos com o meio ambiente. Tem como objetivo formar profissionais que tenham um importante papel no conhecimento da natureza, que é muito ampla e complexa.

É um curso que tem duração de 4 a 5 anos e também é de bacharelado.

Administração

Um dos cursos mais abrangentes que preparam os estudantes principalmente para carreiras como a do empreendedorismo, continua em alta e entre os cursos mais concorridos.

O curso de Administração prepara o estudante para diversas áreas como: recursos humanos, área financeira, logística, contabilidade e gerenciamento.

Tem duração de 5 anos e, assim como os anteriores, é também um curso de bacharelado. Seu foco é habilitar os profissionais a planejar estratégias que aumentem a eficiência das empresas.

 Arquitetura e Urbanismo

Desde sempre também um dos cursos mais concorridos, é uma carreira que está sempre em alta. Tem duração de 5 anos e também forma bacharéis.

Durante o curso, o estudante aprenderá a projetar, planejar e construir ambientes internos e externos. Tudo isso com noções de estética, ergonomia, funcionalidade e conforto de acordo com a necessidade de seus clientes.

Dessa forma, tem como objetivo qualificar profissionais para atuarem em projetos de decoração, paisagismo, urbanismo e prediais. Também estuda impactos ambientais e históricos das edificações.

 Medicina Veterinária

Mais um dos cursos mais concorridos da área da saúde, o curso de Veterinária sempre está nessa lista.

Com duração de 5 anos, também é um curso de bacharelado. Tem como objetivo formar profissionais que possam atuar em inspeção de produtos de origem animal, assistência clínica e cirúrgica a animais domésticos e silvestres, saúde de rebanhos, além de outros setores que tenham esse foco.

O profissional pode atuar em clínicas, pet shops, indústria ou no agronegócio. Além disso pode trabalhar também em fabricantes de produtos veterinários e medicamentos.

Psicologia

Com formação em média de 5 anos, o curso de bacharelado em Psicologia também está entre os cursos mais concorridos do Brasil.

Durante o curso, os estudantes aprenderão a diagnosticar, prevenir e tratar diversas doenças ou distúrbios mentais.

O profissional formado em Psicologia é qualificado para analisar atitudes, sentimentos e mecanismos mentais de seus pacientes para identificar seus problemas e rever seus comportamentos.

 Os psicólogos podem atuar em consultórios, clínicas, no setor de Recursos Humanos ou instituições de saúde e de assistência social.

E aí? Seu curso favorito está entre os mais concorridos do Brasil? Saiba que vai ter que estudar bastante! Conta pra gente como você está se preparando para esse desafio!