Provavelmente, você já deve ter lido notícias sobre cursos gratuitos para turbinar o seu currículo. Eles são cruciais para quem deseja se destacar no mercado de trabalho, como um profissional bem capacitado e atualizado sobre as principais tendências da sua área de atuação.

Esses cursos, são oferecidos gratuitamente tanto na modalidade presencial, quanto online e sobre os mais variados temas. Por isso, não tem desculpas para não se especializar. Mas, por onde começar?

É justamente sobre isso, que você irá descobrir ao longo deste post. Iremos apresentar os mais importantes e requisitados pelo mercado.

Cursos gratuitos de Idiomas

Existem várias notícias sobre as oportunidades de emprego, destinadas para quem domina idiomas, sobretudo o inglês. Ter esse tipo de conhecimento, pode ajudar a profissional a conquistar cargos melhores dentro da empresa ou até mesmo, se destacar dos demais concorrentes durante uma seleção de emprego.

Na internet você se depara com muitas plataformas gratuitas e uma delas é a +Babbel, onde você pode começar de um nível iniciante ou avançado. A estrutura é muito parecida com os cursos da Wizzard, onde você ouve algo e reproduz, assim o aprendizado é prático e efetivo.

Curso de Gestão do Tempo e Produtividade

A necessidade de aprender a lidar com várias atividades para fazer, em um curto período de tempo, é o que tem estimulado muitos profissionais a realizar esse curso. Afinal, quem conhece as técnicas de gestão de tempo e produtividade se torna um colaborador diferenciado em qualquer empresa.

O curso de Gestão do Tempo oferecido pelo SEST/ SENAT é uma ótima opção gratuita para iniciar. Ele tem uma carga horária de 12 horas e, ao final dos estudos, o aluno recebe um certificado que pode ser incluído no currículo.

Cursos gratuitos de Comunicação Organizacional

No ambiente corporativo, a habilidade de comunicação é um fator importante para quem deseja crescer profissionalmente. Afinal, o profissional sabe como lidar situações de conflitos de uma maneira racional, e até mesmo como evitá-los se for necessário.

Essa habilidade pode ser aprendida através dos cursos gratuitos de Comunicação Organizacional, que são promovidos pelo SESI. Ele é 100% online e possui uma carga horária de apenas 20 horas. Para participar, é preciso acompanhar as notícias da instituição e se inscrever quando as matrículas estiverem abertas.

Gestão de Liderança

Muitas empresas disponibilizam esse curso, com a finalidade de aprimorar seu capital humano, capacitados líderes para coordenar equipes motivadas e produtivas. No entanto, não é necessário que a empresa disponibilize essa capacitação.

É possível estudá-lo por iniciativa própria e de uma maneira gratuita, através do curso Chefia e Liderança disponibilizado pela plataforma Prime Cursos.

Cursos gratuitos de Informática

Hoje em dia, praticamente tudo é feito com computador, por isso as vezes pode ser interessante saber mais que o básico. Os tipos de cursos nessa área são bem variados que vão desde utilização de softwares de escritório, manutenção de máquinas à programação.

A Fundação Bradesco possui atualmente uma ótima plataforma de cursos gratuitos na área de informática. Eles abrangem desde conhecimento básicos, até mesmo os avançados. Para ficar por dentro dessas capacitações, é recomendado se inscrever na plataforma e receber as notícias sobre os cursos no seu e-mail.

Cursos de Marketing

Além de ser muito importante para empresas, pois o profissional passa a conhecer técnicas de atração dos clientes, este curso o ajudará a ter um bom marketing pessoal para auxiliá-lo em uma entrevista de emprego ou na venda de seus serviços como autônomo.

A versão gratuita do curso da Unieducar pode ser uma ótima opção na hora de iniciar seus estudos. Ele é completamente apresentado por uma interface diagramada de navegação amigável, fazendo com que sua conclusão seja dinâmica e rápida.

Cursos gratuitos de Empreendedorismo

Um curso sobre empreendedorismo ajuda a desenvolver habilidades pessoais que são valorizadas pelo mercado de trabalho. Isso porque, existem notícias e pesquisas que comprovam que um profissional com visão empreendedora pode propor soluções que trazem mais resultados para a empresa.

O SENAI disponibiliza um curso totalmente gratuito para aqueles que possuem interesse em desenvolver sua capacidade de criar.

Agora que você conhece cursos gratuitos para turbinar o seu currículo, o que acha de começar a estudar hoje mesmo? Como você pode perceber, a maioria deles são realizados de maneira 100% online e podem ser estudados de acordo com a sua rotina.

A dica aqui, é que além de se inscrever nesses cursos, você assine a newsletter do site para receber notícias de mais eventos sobre as áreas de conhecimento que são do seu interesse.