Realizar um intercâmbio é o sonho de muitos jovens. No entanto, o alto custo muitas vezes é um empecilho para alcança-lo. O que muitos não sabem é que é possível realizar um intercâmbio barato, aliando destino, trabalho e educação. Se interessou? Vem ver!

O primeiro para conseguir economizar e traçar um intercâmbio barato é escolher seu objetivo. Muitas vezes, é aprender outro idioma. E ainda que não seja esse o foco principal, você querendo ou não estará sujeito a isso. Ou seja, o idioma será um forte aliado. Sabendo disso, faça uma lista dos países que falam esse idioma e comece a pesquisar as cidades que não são metrópoles. Isso será um forte aliado, tanto no aprendizado – já que não terá muitos brasileiros e consequentemente você aproveitará melhor a imersão no idioma, e em oportunidade de atrelar aprendizado com trabalho.

Nos EUA, por exemplo,  (um dos destinos favoritos dos brasileiros), você não precisa ir precisamente para Nova York. Mas Portland, no estado de Oregon, por exemplo, é uma ótima opção, já que o custo de vida é bem mais em conta. A cidade é maravilhosa e totalmente sustentável. Vale a pena investir e procurar opções de trabalho.

Uma opção de intercâmbio barato é realizar um intercâmbio Au Pair, uma opção de programa que une intercâmbio cultural, educação e trabalho. Você cuida do bebê. Esta modalidade tem baixo custo em relação as demais opções, possibilita chegar no País já com emprego e ainda tem ajuda de custo semanal em dólar, no caso dos EUA. Mas é preciso gostar de crianças.

Atenção!
Não esqueça seu SEGURO VIAGEM. Simule Aqui.

Outra opção de intercâmbio barato, é encontrar os destinos mais baratos e fugir das capitais. Malta, uma ilha da Europa localizada em pleno mar Mediterrâneo não é destino número um dos brasileiros. No entanto, o inglês prevalece no País e o custo de vida é bem menor em relação aos demais países, mesmo a moeda sendo euro. Sem contar que você pode fazer muitas coisas a pé ou ainda utilizar o transporte público, que é super fácil e funciona bem.

Toronto, no Canadá, também é uma opção a se considerar se o seu objetivo é economizar e realizar um intercâmbio barato. Isso porque o dólar canadense é mais desvalorizado em relação ao dólar americano. Ou seja? Menor custo! Mas atenção. Fique de olho nas temperaturas em cada estação. O local tem uma variação bem drástica, chegando a -33º graus no inverno (SIM) e 40º no verão. UAL.

Uma das minhas opções favoritas é Dublin, na Irlanda. Apesar de ser capital, a cidade é ótima opção para quem quer fazer um intercâmbio barato, sem muita burocracia. Vale a pena pesquisar.

Espero ter te ajudado a começar a trilhar seus passos rumo a um intercâmbio barato.

Aproveite para conferir mais dicas:

5 MELHORES PAÍSES PARA FAZER INTERCÂMBIO

DICAS PARA QUEM QUER FAZER INTERCÂMBIO