O intercâmbio é um tipo de qualificação muito procurado entre os estudantes e profissionais atualmente. Afinal, não é só sobre aprender uma outra língua ou fazer um curso de especialização no exterior. Ele proporciona a um profissional, experiências de vida, conhecimento de novas culturas, novos hábitos e o mais importante, conhecimento humano. Essas são habilidades muito procuradas pelas empresas atualmente e muito valorizadas também.

Portanto, se está planejando fazer um intercâmbio ainda em 2019, confira as dicas abaixo e se prepare para iniciar mais essa aventura pelo mundo. Veja abaixo:

1)     Defina o destino

Essa é uma dica muito importante e um dos primeiros passos. Pesquisar sobre os países que você tem interesse em morar no período do intercâmbio, avaliar a cultura, estilo de vida e etc. Essa fase ajudará você a definir qual o país de destino para fazer as pesquisas sobre preços, custo de vida, cursos e assim definir os próximos passos.

Veja também:
Terminei a graduação, e agora?

2)     Agência especializada

Você pode procurar um agência especializada, mas atenção, contrate seu intercâmbio em um lugar de total confiança e que ofereça todo o suporte necessário. A dica é procurar indicações de amigos ou conhecidos que já fizeram intercâmbio e também pesquisar sobre a empresa na internet.

3)     Analise seus gastos

Analise os custos do seu intercâmbio, defina o período em que ficará fora do país, custos com estadia, alimentação, cursos, transporte, viagens, lazer e etc. Isso ajudará você a saber quanto deverá poupar para seu objetivo. Hoje em dia o intercambista também pode trabalhar para pagar o seu curso. Analise as opções.

4)     Contrate um seguro viagem

Se vai fazer um intercâmbio, contrate um seguro viagem e previna-se, afinal o período de viagem nesse caso será maior e a possibilidade de ficar doente é maior. Portanto, viaje segurado e tenha um intercâmbio tranquilo.