O ENEM é a prova mais importante do ano, para quem almeja ingressar em uma faculdade pública ou privada. Por essa razão, muitos alunos dedicam-se o ano todo para conquistar a pontuação necessária para ser aprovado nos cursos que tanto desejam.

No entanto, além de estudar muito é importante que os alunos compreendam como essa prova funciona e os principais critérios de pontuação. Dentre elas, destaca-se o elemento de nota mínima, que é estabelecido por cada curso, pois é necessário atingi-la para alcançar a aprovação.

Pensando nisso, ao longo deste post iremos esclarecer o que é a nota mínima e como ela é aplicada nos mais importantes processos seletivos estudantis. Confira:

O que é e como funciona o TRI do ENEM?

A Teoria de Resposta ao Item (TRI) é o método utilizado pelo ENEM para calcular o valor que cada questão tem, dando um peso específico para cada acerto, que vai depender da complexidade das questões e das outras respostas acertadas.

Primeiro, as perguntas são divididas em grupos (fáceis, médias e difíceis) através de alguns testes em escolas. Então, elas são dispostas na prova de forma aleatória, para que ninguém consiga identificá-las. Para o exame, ter uma consistência nas respostas é o ideal, isso significa que o participante precisa ser coerente.

Por exemplo, se uma pessoa erra 5 questões fáceis, pela lógica, não tem como ela acertar 5 difíceis, pois essas exigem mais conhecimento. Assim, se o participante errar muitas fáceis e acertar muitas difíceis, a nota é reduzida, pois seus acertos são considerados chutes.

No fim, a nota não depende apenas do valor do total de acertos, mas sim do nível de dificuldades das questões certas e erradas.

Realmente existe uma nota mínima?

Embora existam as “notas de corte”, não há uma nota mínima exata para todos os cursos, isso acontece por causa da própria forma que o TRI funciona. Entretanto, você pode se basear nas notas dos exames passados para definir uma meta de quanto precisará pontuar.

No geral, as notas de corte são baseadas na popularidade da instituição, no nível dos candidatos e na modalidade da inscrição.

Prouni

No Programa Universidade para Todos (Prouni) é possível usar a nota do ENEM para conseguir bolsas totais (100%) ou parciais (50%) para universidades particulares. Na hora da inscrição, no entanto, é preciso ter uma pontuação maior que 450 nas provas objetivas e maior que zero na redação.

Já na parte do processo seletivo, tudo vai depender das notas dos outros candidatos que estão inscritos na mesma modalidade (cotas, ampla concorrência, etc.), mesma faculdade e mesmo turno e curso que você.

Vale ressaltar que as bolsas só estão disponíveis para estudantes com renda familiar bruta mensal menor que 3 salários mínimos por pessoa.

Sisu

Já o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é a opção mais conhecida e permite que os candidatos se classifiquem para uma vaga em uma universidade pública. Ele exige que o estudante tenha participado da última edição do exame nacional e não tenha zerado a redação.

No Sisu não é preciso ter uma pontuação mínima para participar, porém os candidatos são selecionados a partir da nota de corte da instituição que está concorrendo, por isso, quanto melhor a nota, mais chances de conseguir a vaga.

As notas de corte mais altas, para cursos como Medicina e Direito por exemplo, chegam à média de 700 a 800 pontos. Já para os cursos menos concorridos, é possível ficar entre 450 e 600 pontos.

Como utilizar minha nota no ENEM?

Existem várias formas de utilizar a nota para conseguir entrar na faculdade e, como vimos, a nota mínima pode variar entre elas. O ideal é não focar em apenas uma e se inscrever em opções diferentes para ter uma gama maior de possibilidades.

Utilizando o Prouni você consegue bolsas para diversas faculdades particulares. No Sisu você utiliza a nota para concorrer com outros participantes por uma vaga em Universidades Federais. No FIES, você adquire auxílio para o financiamento da faculdade, mas paga depois.

Por fim, algumas faculdades particulares permitem utilizar a nota do ENEM como um ingresso direto para instituição, cada qual define seus próprios critérios, bem como uma nota mínima.