Estudantes de todo o Brasil que fazem o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) precisam tomar uma importante decisão: a escolha da profissão.

Nem sempre o aluno sabe qual é o curso que prestará no vestibular. Uma pesquisa feita pelo Portal Educacional com 2 mil adolescentes mostrou que 54% dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio ainda não decidiram qual carreira querem seguir.

 O que se deve fazer quando se tem dúvidas?

Se você faz parte do grupo que estuda para o Enem, fique atento porque aprenderá dicas valiosas neste artigo.

A primeira informação que você precisa saber é que a indecisão é normal.

VEJA COMO FAZER GRADUAÇÃO ONLINE

Muitas vezes, o aluno consegue identificar as disciplinas mais legais do colégio. Às vezes, ele sabe quais são as áreas que tem um envolvimento maior. Gosta de exatas ou prefere humanas. Mesmo assim, ainda não decidiu a sua carreira profissional e o curso que escolherá no Enem.

Existem também aqueles que não têm a mínima ideia da profissão que pretendem exercer.  Mas até para este grupo há solução.

Dicas

A primeira dica é investigar o que gosta de fazer. E isso inclui os talentos que tem para determinadas ações. É comunicativo? É observador? Tem habilidades com números ou com as palavras? É participativo ou introspectivo? Tudo isso deve ser observado para um melhor diagnóstico.

É claro que você também pode analisar fatores externos às suas qualidades e defeitos. É interessante conhecer o mercado de trabalho, por exemplo. Se você tem simpatia por algumas profissões, pode fazer uma imersão nos ambientes e, assim, conhecer melhor o dia a dia da atividade.

Se não é possível uma imersão presencial, use a internet para realizar pesquisas sobre a área de atuação. Até mesmo conversar com profissionais ou ler livros sobre o assunto pode ajudar.

A sua escolha

O diálogo com o outro é sempre importante. A conversa com amigos e familiares pode ajudar. Mas saiba que a decisão final sempre será sua. É comum estudantes universitários não concluírem o curso iniciado devido à falta de vocação em relação à área de estudo.

Por isso é interessante não escolher um curso porque ele é a tendência do momento ou porque os amigos pretendem fazer. Muito menos porque a carreira está presente na família. É claro que não há problema na escolha se você se identifica com a profissão dos seus pais. O que não é recomendável é a pressão familiar.

Orientação vocacional

A busca por uma ajuda profissional é também uma ótima saída para os indecisos do Enem. Geralmente, a orientação é feita por psicólogos ou por coach especialistas no assunto. Esse serviço é, muitas vezes, ofertado pela escola ou cursos preparatórios para o vestibular.

Há ainda testes gratuitos na internet.  Assim, você descobrirá quais carreiras mais combinam com a sua personalidade. Ou seja, a profissão mais compatível com seus gostos e ambições.

É certo que o Enem é um momento de muita pressão. Por isso, encontrar uma área de interesse pode aliviar boa parte deste peso. Avalie todas as dicas deste artigo e faça a melhor escolha. Sempre pensando no seu futuro e na sua felicidade.

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

GUIA COMPLETO PARA APRENDER COREANO ONLINE