Quem não fez o ENEM pode ficar tranquilo, pois existem outras modalidades que garantem o ingresso no ensino superior. Isso ocorre, através de bolsas de estudos que tornam o pagamento das mensalidades de uma faculdade particular de maneira mais acessível.

No entanto, para ter acesso a esse benefício é preciso compreender quais sãos os principais programas de bolsa. Assim como, a melhor maneira de fazer a inscrição neles e conseguir finalmente se formar naquele curso que tanto sonha, e ser um profissional qualificado no mercado.

Continue lendo este post para descobrir mais sobre essas bolsas de estudos alternativas e ingresse no ensino superior neste ano de 2019.

Programa Educa Mais Brasil

Um dos maiores programas que dá bolsas sem precisar da nota do ENEM é o Educa Mais Brasil. Ele é de iniciativa privada e oferece descontos de até 70%, o que significa que ainda é possível conseguir benefícios melhores que a bolsa parcial do Prouni.

Este Programa tem parceria com mais de 18 mil instituições em todo o país e foi desenvolvido para pessoas que não têm condições financeiras de arcar com 100% da mensalidade do curso que sonha em fazer. O estudante ainda pode optar por um curso presencial ou EAD.

  1. A inscrição (gratuita) deve ser feita pela internet no portal do Educa Mais. Nessa página você poderá ver diversos ícones, referentes à modalidade de curso que você deseja fazer. O programa oferece as opções de graduação, pós-graduação, cursos técnicos e muitos outros.
  2. Ao escolher o tipo de graduação, será aberta uma aba onde você deverá preencher com a cidade onde você irá cursar, a modalidade (presencial ou EAD) e o curso que deseja estudar. Preenchendo tudo, você será redirecionado para uma nova página.
  3. Você terá acesso à uma lista de faculdades que possuem vagas para bolsistas e assim poderá escolher a de sua preferência e apertar o botão “QUERO ESTA BOLSA”.
  4. Por fim, basta preencher o formulário com os dados pessoais para finalizar a inscrição.

Programa Escola da Família

Esse programa, criado pelo Governo do Estado de São Paulo no ano de 2003, oferece bolsas através de um convênio com mais de 18 mil instituições particulares de ensino superior. Entretanto, o estudante precisará prestar serviços como educador universitário em alguma das faculdades conveniadas por pelo menos 8 horas nos finais de semana.

Essa opção é um pouco diferente, pois você já precisa estar devidamente matriculado em uma das universidades conveniadas pelo programa, não receber qualquer bolsa do governo e ainda ter tempo livre aos sábados e domingos.

  1. Primeiro é preciso saber se a instituição faz parte do programa, então é importante entrar em contato com faculdade
  2. Se a resposta for positiva, é preciso entrar no site oficial do programa e fazer um cadastro ou login com seu CPF para conseguir se inscrever.
  3. Feito isso, é necessário entregar a documentação exigida pelo programa nas datas do cronograma que será divulgado de forma atualizada e esperar pela aprovação.

Programa Quero Bolsa

O Programa Quero Bolsa é outro sistema de iniciativa privada que oferece bolsas parciais em universidades pagas. Qualquer estudante pode aderir, sem a necessidade de realizar o ENEM, ou processo seletivo e comprovar a renda.

As etapas da inscrição no programa são feitas de forma virtual e os descontos podem chegar até 75%. A única diferença é que há a necessidade de fazer o pagamento de uma pré-matrícula. A seguir o passo a passo para você conseguir a bolsa:

  1. Acesse o site do Quero Bolsa e escolha entre as opções de “graduação” ou “pós-graduação”.
  2. Em seguida, selecione o seu curso e a cidade onde deseja estudar, defina até quanto pode pagar e marque as modalidades de “presencial” ou “a distância”. Você também pode escolher uma faculdade específica se preferir.
  3. Selecione “encontrar minha bolsa” e, na lista que foi gerada, escolha a instituição ou bolsa de sua preferência.
  4. Faça a sua pré-matrícula online para garantir uma vaga na instituição e imprima o comprovante.

Após isso, basta levar o comprovante de pré-matrícula à faculdade no momento da matrícula real, assim terá o desconto durante todo o curso.

Sim, é possível começar a faculdade em 2019 sem precisar esperar o ENEM para conseguir uma boa bolsa de estudo. Afinal, é possível se inscrever nos programas apresentados ao longo de todo o ano.

Tudo o que você precisa fazer, é se organizar financeiramente para conseguir arcar com as mensalidades da faculdade que você deseja. Isso não poderá ser um problema, afinal  é possível conseguir bolsas no valor total ou com desconto de até 75% nas instituições de ensino superior.