Começar uma carreira após concluir a faculdade, é o maior desafio para os recém-formados. Isso porque, eles precisam concorrer com profissionais que já possuem experiência no mercado e um maior conhecimento prático sobre a área de atuação.

Nesse momento tão delicado da vida profissional, é normal se sentir inseguro ou até mesmo perdido sobre quais são os próximos passos a seguir. O recomendado é não desistir diante dos primeiros “nãos” ou dificuldades para ingressar no mercado de trabalho e começar a tomar decisões inteligentes.

Para ajudar você a se destacar e conseguir o emprego dos sonhos mais rápido, selecionamos neste post algumas dicas e opções sobre o que fazer após o período da graduação e conseguir se tornar um profissional qualificado.

 

Fim da faculdade, início da carreira

Concluir uma graduação é o primeiro passo para criação de uma carreira mais sólida em relação à inserção no mercado de trabalho. Entretanto, para além disso, fazer alguns cursos de aperfeiçoamento e capacitação é muito importante, pois permite ter um currículo rico de experiências, o que torna você um profissional com diferenciais e atrativos.

Se você ainda não está trabalhando, mas sabe o que quer fazer, é bom focar em buscar experiência nessa área. A opção de estágio voluntário (que não é remunerado) pode ser desagradável para algumas pessoas, mas se você tem condições de fazê-lo não perca a oportunidade.

Assim você exercitará tudo o que aprendeu na teoria e terá um currículo mais preparado para concorrer à uma vaga real em uma empresa. Ao optar por essa modalidade, é importante manter em mente que essa experiência irá enriquecer as suas habilidades profissionais e pessoais.

Mercado de trabalho

Ingressar no mercado de trabalho é sempre um desafio. Alguns especialistas afirmam que o tempo médio para conseguir uma remuneração com salários mais valorizados é em torno de 3 a 5 anos. Isso desanima você? Então procure fazer desse tempo uma escada para o seu sucesso.

Evite se acomodar! Estude mais sobre o setor que deseja e/ou está trabalhando, pois isso ajuda na aquisição de experiência. Quanto mais preparado você estiver, melhor serão suas chances de ter uma boa colocação perante a concorrência, o que é essencial para ganhar uma promoção ou passar em uma vaga muito desejada.

 

Pós-graduação para alavancar sua carreira

Fazer uma pós-graduação é o segredo para alavancar sua carreira, após o fim da sua faculdade. Afinal, esse tipo de conhecimento irá revelar que você é um profissional especializado em uma determinada área de atuação, o que tem sido bastante exigido pelas empresas

Fazer um mestrado e, posteriormente, um doutorado também são ótimas formas para agregar valor aos seus conhecimentos e, assim, aumentar sua remuneração. Pois, existe uma falta muito grande de profissionais qualificados no mercado e as empresas remuneram bem aqueles que possuem esse tipo de conhecimento.

 

Cursos e intercâmbio

Além da pós-graduação, um grande diferencial no currículo é possuir cursos que podem favorecer sua carreira. Um curso de outro idioma, como o inglês por exemplo, pode abrir novas portas dentro de uma empresa, já que isso faz você tenha habilidades especiais para conseguir se destacar no mercado de trabalho.

Há também outros cursos como o de organização pessoal, gestão de tempo e produtividade, informática avançada, dentre outros, que tornarão você um profissional melhor e mais capacitado no geral. Não importa em qual momento da carreira você esteja, investir em especialização pessoal sempre será ótimo.

Por fim, um intercâmbio pode servir como forma de colocar o inglês em prática enquanto entra em contato com outras culturas. Sem dúvidas essa será uma experiência muito enriquecedora tanto para sua vida pessoal quanto profissional, então você deve leva-la em consideração.

 

Mesmo que você tenha terminado a faculdade com o sentimento de que não dominou muito bem alguns assuntos, não se preocupe. Esse é apenas o início para uma grande jornada de crescimento pessoal, onde muitas oportunidades se abrirão para você recuperar o que foi perdido e aprender muito mais.

A dica aqui, é que você coloque em prática todas as dicas deste post e invista constantemente em cursos e experiências que enriqueçam o seu conhecimento. Isso sem dúvida, fará com que você tenha um currículo diferenciado e que seja contratado pelas empresas.