A abertura das inscrições no Sisu é o momento mais importante, após a prova do ENEM. Isso porque, é através desse processo seletivo que você poderá fazer a sua matrícula no curso e se aprovado, começar a sua vida acadêmica no ensino superior.

No entanto, apesar da sua importância ainda é comum encontrarmos alunos que estão participando pela primeira vez ou não sabem como esse sistema funciona. Nesses casos, buscar informação de qualidade é crucial para evitar erros e perder a chance de entrar na faculdade dos sonhos.

Assim, continue lendo este post para ficar bem informado sobre o que esse programa do governo e descubra como é possível ingressar na faculdade por meio dele.

O que é o Sisu?

O sistema denominado Sisu foi criado em 2010 pelo MEC, muito depois do início das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O objetivo por trás dessa iniciativa era transformar o acesso às universidades públicas em um processo prático e democratizado, desde então o número de vagas ofertadas aumentou em 410%.

A inscrição, classificação e seleção dos candidatos são feitas totalmente pela plataforma digital, onde eles podem escolher o curso que desejam fazer na universidade em que querem ingressar. Os estudantes sempre são analisados pela nota do ENEM.

Como funciona o processo seletivo?

As inscrições abrem duas vezes por ano, uma para cada semestre, nesse período o candidato poderá se inscrever em até duas opções de curso ou instituição de acordo com suas preferências e prioridades.

Durante os 5 dias em que o sistema está aberto o participante pode alterar suas opções escolhidas da forma que desejar, mas apenas a última configuração escolhida será validada. É importante utilizar algumas estratégias nessa etapa, já que houve mudanças no Sisu 2019.

No final, o sistema produz uma lista de candidatos que ficaram acima da nota de corte da opção de curso, instituição e modalidade selecionada. Quem não passou na primeira lista de NENHUMA das opções pode mostrar interesse na lista de espera, entretanto, quem passou na segunda opção não pode mais ficar na lista de espera da primeira.

Inscrição do Sisu

Como foi dito, essa etapa acontece semestralmente e o Sisu é responsável por divulgar um calendário com as respectivas datas. Para o primeiro semestre de 2019 as inscrições acontecerão no dia 22 a 25 de janeiro e poderão ser realizadas 100% online, através do site oficial do MEC.

Notas de corte

Ao escolher um curso, uma instituição e uma modalidade de ensino os alunos poderão ver no próprio site qual a nota mínima necessária para conseguir a vaga desejada. Se sua nota não for o suficiente é possível fazer a troca de opção, mas os estudantes que tiveram sua redação zerada não podem concorrer às vagas.

Cada instituição adota um peso diferente para as provas do exame, entretanto, o próprio sistema faz os cálculos automaticamente, informando o resultado real de pontos, assim não é preciso se preocupar, apenas lembrar de que sua nota pode variar de acordo com os cursos.

Resultados do Sisu

Dois dias após o final do prazo de inscrição, o Sisu seleciona automaticamente quais candidatos se classificaram para as vagas em que estavam concorrendo. É feita apenas uma chamada e o período de matrículas na instituição inicia-se logo a seguir, por isso é preciso estar atento às datas.

Como se matricular na instituição escolhida?

É importante lembrar que a matrícula nada tem a ver como Sisu, ele apenas oferece o conjunto de universidades que têm vagas disponíveis no curso de sua escolha, bem como, faz a seleção conforme sua nota do ENEM e formula a lista de aprovados.

É por causa disso que o MEC explicita a responsabilidade do aluno em contatar a faculdade escolhida, a fim de se informar corretamente sobre a documentação necessária para a efetivação de sua matrícula.

Assim que receber o resultado, o indicado é entrar em contato com a Universidade e falar com a secretaria da instituição para obter informações mais detalhadas ou dirimir alguma dúvida.

Entretanto, por meio de pesquisas e estudos, fizemos uma lista da documentação básica necessária, para que você agilize todo esse processo, confira:

 

  • Documento de identidade (original com foto);
  • Cadastro de Pessoa Física;
  • Certificado de conclusão do ensino médio;
  • Histórico escolar do ensino médio;
  • Título de eleitor com comprovante da última eleição (para maiores de 18 anos);
  • Comprovante de reservista (no caso de sexo masculino);
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Comprovante de residência.

 

Além desses, cada instituição pode solicitar qualquer documento extra que considerar necessário, por isso frisamos novamente que é importante entrar em contato ou acompanhar o lançamento de algum edital para matrículas.

Agora que você já sabe como começar a faculdade por meio do Sisu, é preciso ficar atento aos períodos de inscrições. Como mencionado no post, elas ocorrem duas vezes ao ano, sendo a primeira etapa no mês de Janeiro.

Além disso, é preciso que você acompanhe diariamente através do portal as atualizações sobre as notas e sua classificação nos cursos selecionados. Caso seja aprovado, busque entrar em contato com a faculdade para obter mais informações sobre prazos, editais e documentação.