Já aconteceu de você estar até animado para estudar e se dizer super focado para isso, mas então quando sentou na cadeira e começou a leitura sua cabeça foi para outro lugar? Isto é muito comum, pois a nossa vida normalmente é bastante agitada e temos muitas coisas para resolver ao mesmo tempo. Por isso é necessário um plano de estudos que consiga te deixar focado no seu objetivo, já que estudar é essencial.

Quando encontramos uma metodologia melhor para estudar, tudo se torna mais fácil. Nesta matéria lhe daremos algumas dicas de como elaborar um bom plano de estudos para você sinta que finalmente os estudos estão rendendo.

ENTRE A MELHOR OPÇÃO DE GRADUAÇÃO E PÓS GRADUAÇÃO

Para começar, crie uma rotina de estudos. Defina e estabeleça horários para estudar. Não adianta fazê-lo quando sobra um tempinho no dia, é necessário criar uma rotina, pois do contrário, você sempre acabará fazendo alguma outra coisa no lugar.

Caso você esteja livre às tardes e noites, estabeleça três horas de sua tarde para estudar, faça um intervalo para um lanche e dar uma relaxada e volte a estudar mais três horas na sua noite. Assim sua mente não fica cansada e você consegue focar durante as três horas. Priorize as matérias mais importantes para as primeiras horas de estudo, já que é o momento em que prestamos mais atenção.

Organize o seu local de estudos! É imprescindível que você esteja num local em que nada lhe tire a concentração. Se puder, dirija a mesa e cadeira viradas para a parede. Desligue o seu celular e utilize a internet apenas se tiver alguma pesquisa ou dúvida referente aos estudos; as redes sociais são estritamente proibidas na hora de estudar, já que elas sempre são um bom motivo de distração.

Defina metas para o seu plano de estudos! Metas são importantes para você saber aonde quer chegar e para você ter noção da sua evolução. Determine desde coisas pequenas, como quantas páginas ler de um determinado livro por dia, até quantos pontos você pretende atingir naquela prova que está planejando fazer. Com um objetivo formado é mais fácil chegar ao final tendo o alcançado.

É importante definir tais metas, pois muitas vezes achamos que já estamos dominando um assunto e acabamos indo mal numa prova, por exemplo.

Fóruns de discussão e plantões de estudos também são duas plataformas muito interessantes para incluir no seu plano de estudos. Muitas vezes algo que parece ser impossível de se compreender, com uma explicação de outra pessoa mostra-se mais fácil do que realmente é. Discutir sobre métodos de aprendizagem com outros alunos também ajuda bastante! O método do seu amigo pode se mostrar mais eficiente que o seu em alguns termos e você pode aproveitá-lo em seu plano de estudos.

Agora que você tem uma noção de como fazer seu plano de estudos, porque não começar anotando as dicas que mais lhe atraíram e montar um de acordo com sua rotina, horários e necessidades? A eficiência de cada plano de estudos depende única e exclusivamente de você!

VEJA TAMBÉM:

ESTUDAR ONLINE: 5 MELHORES BLOGS COM CONTEÚDO PARA VOCÊ ESTUDAR