Quando você se imagina no futuro, tem certeza de que irá seguir uma carreira cuja principal atividade envolve desenhar. No entanto, ainda não conseguiu escolher o curso perfeito, para transformar esse sonho em realidade? Muito estudantes que têm talento para desenhar, vivenciam o mesmo dilema que você.

Essa decisão pode se tornar ainda mais difícil, quando você se depara com uma gama de cursos de graduação que oferecem essa possibilidade. Nesse momento, é importante analisar as outras características que eles oferecem, assim como se o seu perfil se adequa a elas.

Para te ajudar a tomar a melhor decisão, selecionamos neste post os 7 melhores cursos para quem gosta de desenhar. Assim como, quais as principais atribuições de cada profissional dessa área. Confira:

1. Carreira de Designer Gráfico

A carreira de um designer gráfico é focada em criar todo o tipo de projeto para a comunicação visual. As principais atividades desempenhadas por esse profissional são:

  • Desenvolver visual de sites, blogs, livros, revistas e jornais
  • Criar logotipos, embalagens e marcas
  • Produzir animações digitais

Nesse ramo o trabalho do desenhista é feito principalmente com o auxílio da tecnologia. Então além das matérias de desenho o curso fará o estudante utilizar diversos softwares que auxiliam na criação das artes.

2. Arquitetura e Urbanismo

O arquiteto é aquele que projeta e coordena construções e obras no âmbito de residências e prédios. Ele faz isso através da criação de plantas e determinação dos tipos de materiais que serão utilizados.

Já como urbanista, seu trabalho é planejar o crescimento de um espaço urbano, para que ele seja feito de forma mais organizada. Entretanto, ele também pode desenhar objetos, placas de sinalização e até logotipos para empresas.

O currículo referente ao curso de Arquitetura e Urbanismo é carregado de disciplinas de desenho técnico e geometria espacial. Além disso, também possui matérias que envolvem muito cálculo, sendo necessário que o aluno também goste de matemática

3. Carreira de Design de Interiores

Este curso profissionaliza os estudantes para trabalhar com a ambientação de espações comerciais e residenciais. Nele o aluno se depara com matérias sobre a história do design, paisagismo e ergonomia, para que aprenda a criar ambientes internos que sejam confortáveis e agradáveis visualmente.

Normalmente, a carreira desses profissionais é em conjunto com arquitetos e engenheiros, mas se restringem a definir apenas os materiais de revestimento das paredes e pisos, a distribuição e o material dos móveis, as cores e a iluminação do ambiente, além de qualquer outra atividade que envolva decoração.

4. Moda

O profissional de moda é responsável por desenhar roupas e produtos (joias, calçados, chapéus, etc.) definindo um estilo único de vestuário para determinada coleção ou seguindo tendências e adequando-as para o público-alvo de seu trabalho.

O foco é trabalhar fazendo a comercialização desses objetos, mas outra opção presente no mercado de trabalho é fazer o papel de assessor para auxiliar na produção dentro de grandes lojas e marcas que trabalham no ramo da moda.

5 – Carreira em Artes Plásticas

No curso de Artes Plásticas  o foco é a criação de obras de arte, como pinturas, desenhos, gravuras, colagens e esculturas, onde podem ser utilizados elementos visuais ou táteis. Aqui, o aluno aprende como trabalhar utilizando diversos tipos de materiais, por exemplo, tinta, papel, madeira, argila, e até softwares de design.

Além de criar suas próprias obras para exposição, quem segue essa carreira tem a opção de se tornar ilustrador de livros, desenhos animados, gibis, entre outros e também atuar na restauração de objetos ou obras antigas.

6. Engenharia

Em alguns cursos de engenharia, como a mecânica e a civil, por exemplo, os alunos se deparam constantemente com atividades que envolvem o desenho. Entretanto, o foco é adquirir conhecimento sobre desenho técnico e geometria, para assim representar seus projetos das melhores formas.

Além disso, diversos tipos de cálculos fazem parte do assunto abordado, já que esses profissionais trabalham na projeção de casas, prédios, estradas, pontes, e outras obras que precisam ser feitas conforme leis, para se mostrarem seguras à população.

7. Carreira em Desenho Industrial

Um profissional de desenho industrial pode, inicialmente, trabalhar em duas áreas distintas: na programação visual ou na criação de objetos de design gráfico. Isso significa que ele pode desenhar desde máquinas e equipamentos até uma garrafa pet que servirá para comercializar um suco.

No geral, os desenhos são mais técnicos e envolvem bastante geometria, princípios mecânicos, cálculo, características dos materiais utilizados e teorias da fabricação. O intuito é que sejam criados objetos mais eficientes para todos os ramos da indústria.

Todos esses 7 cursos possuem semelhanças, principalmente no fato de que já é esperado que você saiba desenhar antes mesmo de ingressar na faculdade. Assim, o foco será o desenvolvimento de suas habilidades através do ensino de técnicas mais profissionais e de atividades que estimulam a criatividade.